Dicas para Falar em Público

Gladis Costa
Gladis Costa

Muitas pessoas odeiam falar em público. Pergunte para alguém se isto é uma coisa que normalmente gostam de fazer. Elas vão dizer que  “montam a apresentação e outra pessoa faz”.  A pessoa pode ser tímida, nervosa, ansiosa, etc, mas hoje em dia, isto é uma necessidade. Então,  é possível  minimizar o estresse se incluirmos na atividade um tempo para refletir sobre o assunto.

  1. Conheça seu tópico. Se você gosta do assunto, é um especialista, é meio caminho andado. Falar em  público tem a ver com autoconfiança e ajuda muito se você souber mais do que está em seu powerpoint, que a propósito,  serve apenas como apoio, não para ser lido. Além disso, deve conter gráficos, ilustrações e não ter muita “fonte Arial Bold”, se você me entende.
  2. Crie um clima informal, conte uma história, estabeleça um vínculo emocional com sua audiência, faça o público rir. Inclua uma história divertida, algo que aconteceu com você ou com alguém que você conheça. Eu realmente acredito que o humor é uma poderosa ferramenta de comunicação, mas use com moderação. É só um tempero, a não ser que você seja um comediante fazendo “stand-up”.
  3. Nos meus tempos de Sun Microsystems, aprendi uma coisa com John Gage, o funcionário no. 5 da empresa. Ele era responsável pelo laboratório de pesquisa e credita-se a ele a frase “The network is the computer”.  John viajava o mundo todo e em cada lugar procurava saber o que estava acontecendo na cidade – pegava um jornal e pedia que alguém explicasse alguma manchete e no início da palestra comentava sobre o assunto. Isto demonstrava interesse no ambiente e as pessoas gostavam.  Algumas até comentavam:  “Nossa, ele sabe tanto!”. Ponto para ele!
  4. Concentre-se na mensagem,  não no meio. O que você vai falar é mais importante do que o meio, a não ser que você seja um representante de equipamentos para apresentação, mas ainda assim, você precisa construir um cenário em volta disso. Lembre-se, você está apresentando um produto ou serviço – e isto não depende do seu slide ou não teríamos tantos negócios realizados durante jogos de golfe, churrascos, coquetéis e por aí vai. Você é a mensagem, não seu ppt. Presumo  que seu material seja bonito, claro e moderno.
  5. Conheça o espaço – e não falo da sala. Se você vai falar numa outra cidade ou num outro bairro, saiba como chegar lá. Familiarize-se com o ambiente. Não seja pego de surpresa ao saber que existe uma obra sendo construída em frente ao hotel ou espaço de eventos e que pode atrasar sua chegada ou que a sala programada para 20 é agora um espaço para 100 pessoas – a mudança da dinâmica não pode afetar sua autoconfiança.
  6. Estude o assunto com antecedência, procure estar atualizado com os últimos fatos, números, inovações relativos ao tema. Isto aumenta sua confiança porque o público, sabendo que você fez sua lição de casa, tende a “comprar” sua ideia mais rápido. Você sabe, credibilidade é tudo! Pessoas compram de pessoas, certo? Você só tem uma oportunidade para criar uma “primeira impressão” agradável.
  7. Não fique parado. Se você circular pela sala, caso haja  oportunidade, minimiza  a pressão de ficar confinado a um púlpito e o que você menos precisa é que todos fiquem  olhando para um lugar só – você! Com um microfone de lapela isto é mais fácil e cria um “bond”, um laço, algo como “eu sei como você sente e sei do que você precisa”. Já ouviu falar em empatia? E não olhe para uma pessoa só, deixe seu olhar circular pela sala, afinal todos os que estão ali merecem sua atenção.
  8. Conheça sua audiência. Para quem você vai falar mesmo? Estudantes, profissionais, empresários, público técnico, gestores, empreendedores? Não use uma apresentação para todos os eventos, customzize seu discurso. Procure saber o nível de conhecimento que seu público tem e o  jargão utilizado por ele. Nada como “manjar” do assunto!
  9. Permita que seus ouvintes  façam perguntas – durante ou ao final da apresentação. Interaja com eles. Se não souber a resposta, não invente. Diga que vai pesquisar e responda noutra oportunidade por email ou telefone. Você não é um Google ambulante, mas responda apenas o que lhe perguntarem. Dê espaço para que o maior número de pessoas possa se manifestar e eu espero que sejam muitas! Sabe aquela hora ao final da apresentação quando todos cercam o palestrante? Este momento “celebridade” não tem preço! Você arrasou!
  10. Como disse muitas  pessoas não se sentem confortáveis em falar em público, então um certo nervosismo faz parte do jogo. Não se preocupe e não se leve muito a sério, não se cobre tanto. Visualize- se falando para uma audiência amigável e interessada no tópico. Pode ajudar. E não se esqueça de levar muitos cartões de visita!

Boa sorte!

Gladis

 

Sobre a autora:

Gladis Costa, Gerente de Marketing e Comunicação da PTC para a América Latina. A PTC é líder no segmento de soluções para o gerenciamento do ciclo de vida do produto. Em março de 2009 criou o grupo “Mulheres de Negócios”, maior rede feminina de negócios do portal LinkedIn com mais de 4600 associadas. É colunista em vários sites onde publica artigos sobre marketing, serviços, comportamento, carreira e cultura. É formada em Letras pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo, Comunicação Social e especialização em Tecnologia e Negócios pela PUC-SP. Em 2005 lançou seu primeiro livro de crônicas, “O homem que entendia as Mulheres”.

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