As 10 Lições Corporativas que 2015 nos Ensinou

Renato Lopes
Renato Lopes

O balanço que fazemos ao fim de cada ano sempre nos traz alguns ensinamentos, principalmente no ambiente corporativo. E você, como líder, deve sempre mostrar esses ensinamentos para sua equipe, não só as conquistas, mas também todas as dificuldades e superações, extraindo de cada acontecimento um ensinamento.

Muitas vezes a equipe não enxerga alguns detalhes por estar inserida no dia a dia da operação. Mas é nessa hora que o olhar do líder faz toda diferença, principalmente para notar a evolução de cada colaborador, muitas vezes à duras penas, outras mais simples, mas sempre com algum ensinamento para enfrentar o próximo ano muito mais preparado e consciente.

Para ter sucesso, o líder precisa de uma equipe madura e de base sólida e 2015 foi um ano propício para tal. Mas para aqueles que ainda não fizeram seu balanço próprio, listei as 10 lições corporativas que 2015 nos ensinou e que devemos compartilhar com nossa equipe, visando seu amadurecimento e dando um novo “gás” para 2016:

  1. Superação: Quem em 2015 fez mais do mesmo e não saiu de sua zona de conforto, talvez tenha sido convidado a se retirar, e com certeza colocou a culpa na tal “crise”. Esse ano foi um ano de superação, de entregar além do pedido e do desejado, de encantar seu cliente – seja ele interno ou externo –, de prestar a atenção nos detalhes e se apegar naquilo que seu cliente realmente quis.
  1. Criatividade: 2015 nos pediu que pensássemos fora da caixa, olhássemos a empresa de forma macro e descobríssemos o que poderia ser feito diferente nas tarefas do dia a dia para alavancar o negócio ou para automatizar processos. O pensamento sistêmico reinou nas empresas e tivemos liberdade de pensar em algo e executá-lo, deixando de lado a burocracia e pensando em resultados para um bem maior.
  1. Multitarefas: Descobrimos quantas coisas podemos fazer e quantas áreas podemos apoiar, seja com ideias ou na força tarefa. Nesse ano tivemos que trabalhar por dois (às vezes até por 10) e quem suportou a pressão e aprendeu com ela está muito mais preparado e convicto de que o céu é o seu limite.
  1. Qualidade: Aprendemos que, independente de nossa área de atuação (produtos ou serviços), devemos entregar o máximo de qualidade com o menor custo possível. Sim, é possível entregar qualidade com um custo menor e esse foi um dos maiores ensinamentos que tivemos em 2015, pois todas as empresas precisaram se readequar para que houvesse um consenso nas relações comerciais.
  1. Oportunidade: Vimos na prática que é nos momentos de “crise” ou dificuldade que criamos as melhores oportunidades. E em 2015, quem pôde trabalhar com redução de custos ganhou muito dinheiro, bem como aqueles que puderam trocar seus custos em dólares por reais, mantendo assim seus clientes, gerando parceria e, acima de tudo, fidelização.
  1. Equipe: Essa foi a palavra da vez, estar em equipe, trabalhar em equipe e pensar em equipe. Esse ano fez com que as decisões fossem mais compartilhadas, onde todos pensaram juntos para a solução de um bem comum. Essa estratégia engajou ainda mais as equipes e a empresa, servindo para que se criasse um ótimo alicerce na construção de uma equipe de sucesso.
  1. Carinho: 2015 foi o ano em que tivemos que espalhar carinho em diversas situações, seja com o companheiro de trabalho, com o cliente e até com a tarefa a ser executa. Esse carinho pôde gerar um ambiente harmonioso e prazeroso, afinal, é sabido que passamos mais tempo na empresa do que em nossas casas com nossas famílias. Portanto, já que estávamos cercados por toda aquela insegurança e incerteza que o mercado nos trouxe, tivemos que transformar o clima do ambiente para desenvolvermos bem o nosso trabalho.
  1. Manter talentos: Nunca ficou tão evidente a necessidade de se manter os melhores profissionais, já que esses desenvolverão os melhores trabalhos e, consequentemente, melhorarão os processos. É em momentos difíceis que a nossa maior riqueza se sobressai, que são as pessoas.
  2. Parceria: Fomos parceiros esse ano com nossos colegas, com outras áreas, com nossos concorrente e fornecedores, sempre buscando o bem comum. Todos entenderam durante o ano que o mercado nada mais é do que uma máquina com várias engrenagens e que todos devem se adaptar para que funcione bem. Foi um ano para unir forças, para todos se ajudarem, um ano de muita troca de informações e indicações, e essa troca foi muito grande e certamente será benéfica não só em 2016, mas em muitos anos.
  1. Humildade: Aprendemos a ser humildes no sentido de dizer o que não sabíamos e pedirmos ajuda, pois um erro nesse momento poderia ser fatal, seja para a equipe, para a empresa ou até mesmo para o cliente, recuando em algo que não poderia ser entregue com tanta excelência e qualidade.

2015 chega ao fim ditando a linha tênue entre o sucesso e o fracasso. Não importa o que ocorra em 2016, mas sim o que aprendemos com esse ano que está acabando, seja como empresa ou como pessoa.

Melhoria contínua sempre!

Sobre o autor:

Renato Lopes, é Gestor da área de TI e acredita que a humanização dessa área é a chave para conquistar equipes de alta performance e auto gerenciáveis. Palestrante e Professor Universitário, Renato busca compartilhar técnicas e soluções para formar times vencedores e entusiastas, buscando a qualidade de vida junto à satisfação do trabalho. 

site: www.renatolopespalestrante.com.br

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