Após diversos currículos enviados, pedidos de ajuda em sua rede de relacionamentos, dias repletos de aflição, muita oração para aqueles que acreditam em Deus você recebeu o tão esperado convite de participação para um processo seletivo.
O seu desempenho nesta fase é fundamental para alcançar o sucesso. Procure encarar este momento como uma grande oportunidade de se apresentar à empresa e provar a sua competência.
O profissional do outro lado da mesa estará avaliando a sua capacidade de comunicação, equilíbrio emocional, liderança, dentre outras competências que variam conforme a empresa e o cargo em aberto.
Por ser um momento decisivo procure se preparar para uma situação real de entrevista. É primordial ser agente ativo em seu processo de recolocação, e não um mero espectador.
Gaste um tempo refletindo sobre si mesmo, identifique suas competências mais importantes, limitações, pontos a desenvolver, o que deve ressaltar ou o que não precisa ser colocado na entrevista. Faça o seu marketing pessoal, procurando associar o seu produto, ou seja, “Você Mesmo”, com os requisitos do cargo desejado, não adianta ficar listando todas as suas qualificações profissionais e pessoais.
Procure ouvir efetivamente, durante a entrevista para que possa identificar as necessidades da empresa e poder apresentar-se como uma solução para elas. Comunique-se com segurança e objetividade. Não ultrapasse o tempo máximo de 3 minutos em cada resposta. Procure criar um clima de empatia com quem o está entrevistando.
Se possível, levante o maior número de informações a respeito da empresa: segmento de mercado, número de empregados, produtos, visite o site da empresa. Essas dicas serão muito úteis, pois o ajudará a estar preparado e demonstrar o seu interesse em ser um futuro colaborador. Sucesso!
Comentários: Atualmente o Brasil apresenta um panorama político e econômico bastante incerto com recordes negativos de criação de postos de trabalho com carteira assinada. Nesse sentido, tem sido rara a oportunidade de participar de um processo de seleção tornando-se cada vez mais importante estar bem preparado a fim de alcançar êxito na recolocação profissional.
Sobre o Autor:
Alexandre Camara D´Oliveira, Gerente de Recursos Humanos, com larga experiência, adquirida em multinacionais de diferentes segmentos e culturas organizacionais. Ativamente envolvido em todos os subsistemas de RH desenvolvendo trabalhos nas áreas de remuneração e benefícios, treinamento e recrutamento, administração de pessoal e relações sindicais. Formado em Administração com pós em Recursos Humanos.
e-Mail: alexandrecamaraoliveira@gmail.com