Missão, Visão e Valores são os norteadores dos objetivos e atitudes profissionais apresentados aos novos colaboradores de uma empresa.
A porta de entrada, a seleção de pessoal, identificou o perfil profissional do novo colaborador, que corresponde às necessidades das competências e habilidades da empresa.
E quais são mesmo os valores pessoais? Na empresa, serão conhecidos continuamente, principalmente nas situações de pressão e exigências do trabalho a cada dia.
E, individualmente, os próprios valores, missão e visão são conhecidos das pessoas e profissionais? Este é o autoconhecimento.
Não nascemos com um manual de funcionamento e, mesmo que isso acontecesse, no mundo atual e virtual, a comunicação eficaz é a mais rápida e com textos muito pequenos.
Então, vejamos: seguimos modelos.
Missão: define a finalidade da empresa, descreve para que a empresa existe, enquanto se desenvolve para a realização da Visão.
Visão: é o sonho a ser realizado para a empresa, é o motivador de todos os esforços. É o que quer ser.
Valores: são os princípios básicos que devem ser seguidos por todos no cumprimento da missão e construção da visão. São as regras de conduta que devem ser respeitadas por todos.
Desta forma, para que o sucesso faça parte do planejamento profissional e bem-estar pessoal, o autoconhecimento é indispensável:
Missão: definir o que gosta de fazer e executa bem, obtendo bons resultados.
Visão: é o sonho que deseja realizar para se sentir feliz, é o que dá entusiasmo e coragem para trabalhar.
Valores: são os pilares de sua construção como pessoa e profissional, são os princípios seguidos para cumprir a missão e realizar a visão.
E é bem comum seguir, compartilhar.
O perfil individual de comportamento no dia a dia pode ser descoberto ao analisar os aspectos positivos e negativos dos modelos seguidos na convivência do cotidiano.
O que é mais positivo no comportamento de pessoas que marcaram sua estória de vida? O que é mais negativo?
Vamos lá!
Escolha as duas pessoas mais influentes em sua vida e relacione o que você considera suas características positivas e negativas.
Agora, olhe para as características relacionadas e circule as que você possui, tanto positivas quanto negativas.
Verifique se a sua escolha corresponde às suas atitudes diárias.
Pronto! Já está praticando o autoconhecimento, primeiro passo de uma boa parceria: você e o sucesso!
Sobre a Autora:
Nanci Takahashi Passoni, psicóloga, com pós-graduação em RH e especialização em Administração pela FGV/SP, com mais de 20 anos de experiência generalista e em gestão de Recursos Humanos, Desenvolvimento e Qualidade, com atuação em empresas de serviços, perfumaria e cosméticos, metalurgia e consultoria..
e-Mail: nanci.passoni@gmail.com