Um grupo de mais de 20 executivos discutiu durante um dia inteiro como construir uma marca pessoal de sucesso. Todos nós temos uma marca. É como somos reconhecidos. É o que falam de nós quando estamos ausentes. É a imagem que passamos ao nosso mercado. É importante ressaltar que nossa marca pessoal pode e deve ser planejada, construída, cuidada e alimentada para que seja uma marca reconhecida positivamente. Durante a discussão os participantes chegaram a sete dicas para a construção de uma marca pessoal de sucesso. Aqui vão elas:
- Defina onde você realmente quer chegar. Quais são seus objetivos na vida?
A primeira dica é realmente saber o que você quer da vida. Onde quer chegar? O que realmente quer ser? Como quer ser visto(a) e reconhecido(a)?
- Alicerce sua vida em valores e princípios elevados;
Sua marca tem que ter como alicerce um conjunto elevado de crenças, valores e princípios sobre os quais ela será construída.
- Defina claramente qual é o seu público-alvo. Quem você quer servir?
É fundamental você definir o seu mercado, ou seja, quem você quer servir, atender, enfim, seu público-alvo.
- Invista em seu conhecimento técnico e seja excelente no seu campo de atuação;
Para ter sucesso é preciso que você seja excelente no que faz do ponto de vista técnico ou seja, que seja um especialista e não pare de se aperfeiçoar dentro do campo em que atua.
- Tenha foco. Foco é onde você concentrará 70 a 80% de sua energia;
Foco é fundamental para o sucesso. Saiba dizer não às tentações que o farão perder o foco.
- Defina qual é seu diferencial e sua proposta única de valor a seu público-alvo;
Pense qual a razão pela qual alguém contrataria você ou seus serviços? Qual a sua proposta única de valor? Qual o seu real diferencial? Invista em seu diferencial competitivo.
- Seja consistente e coerente com seus princípios e valores;
A coerência entre o discurso e a prática, isto é, o que você fala e o que faz, é fundamental para o sucesso da sua marca pessoal. Toda a sua vida e suas ações, atitudes e comportamentos devem ser consistentes com sua proposta e como quer ser reconhecido (a). Sem essa consistência e essa coerência a sua marca terá vida curta.
Analise com atenção estas sete dicas e pense como sua marca pessoal é vista hoje e o que deve fazer para que ela comunique o que você quer ser e como quer ser reconhecido (a).
Pense nisso. Sucesso!
Sobre o Autor:
Prof. Luiz Marins: Antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior, o Prof. Marins tem 25 livros (também disponível em vários países da América Latina e Europa) e mais de 300 vídeos e DVDs publicados; Empresário de sucesso nos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing. Seus programas de televisão estão entre os líderes de audiência no Brasil. Segundo a imprensa especializada e consultorias, o Prof. Marins está entre os mais requisitados palestrantes do país.
Site: www.marins.com.br
e-Mail: diretoria@marins.com.br