A Gamificação tem como objetivo motivar a pessoa a mudar comportamento, desenvolver novas habilidades, ou impulsionar a inovação.
Dentro do conceito de treinamento comportamental, a psicologia sempre trabalhou com dinâmicas de grupos (jogos lúdicos comportamentais) nas empresas para resolução de problemas, uma vez que os participantes interagem para identificarem soluções. Com o treinamento imersivo, os colaboradores aprendem de forma mais rápida e eficiente, pois o game é elaborado de acordo com sua rotina, seus costumes, seu ambiente, deixando a experiência personalizada, promovendo memórias afetivas, engajando e tornando o aprendizado divertido.
Os benefícios são rapidamente visíveis tanto para a empresa, como para o colaborador.
Empresa: Sua marca e seus valores ficam mais fortes junto seu público interno. A cultura é disseminada de forma lúdica e absorvida com mais facilidade, otimizando os processos, reduzindo falhas, por consequência, aumenta sua rentabilidade.
Após a imersão na experiência de aprendizagem, o colaborador fica mais empático, assertivo e seu nível de responsabilidade aumenta para a realização das suas tarefas.
O colaborador sente-se parte do problema e da solução, desta forma, desenvolve habilidades importantes para lidar com as demandas/ adversidades inerentes ao seu cargo/segmento.
O profissional sai do tradicional método de aprendizagem para viver uma experiência imersiva, onde ele é o protagonista, impactando diretamente sua autoestima, sua empatia engajando-se com os processos da empresa e conscientizando-se das suas responsabilidades. Uma vez que Gamificação motiva no mesmo contexto que consegue entreter.
Gamificação deve ser aplicada com responsabilidade, com profissionais experientes na construção do game no aspecto técnico e comportamental, lembrando que é sobre envolvimento, motivação e mudanças de hábitos e não sobre diversão. Este é o grande diferencial das técnicas, aprender com diversão e não diversão sem aprendizado.
Sobre a Autora:
Marli Arruda é Psicóloga e Adviser em empresas de diversos segmentos, contribuindo com soluções em projetos estratégicos em Gestão de Pessoas. Coordenadora editorial do livro Networking & Empreendedorismo e Autora do livro Estratégias em Gestão de Pessoas para colorir seus negócios – Manual prático para engajar equipes.