Nydus e as soluções RHTech para desburocratizar o Recursos Humanos

Com toda a transformação digital que está acontecendo nos mais diversos setores das empresas, o RH não poderia ficar de fora. Assim, surgiu o RHTech.

O termo RHTech passou a ser utilizado referir a empresas que incorporam o mundo digital e online para a sua área de Recursos Humanos, aderindo assim à inovação e novas tecnologias a fim de desburocratizar, melhorar a interação com os colaboradores e a eficiência relativa à gestão das pessoas.

Com esses atributos as empresas conseguem agregar os seus gestores de ponta, mais facilidade na operação e gerenciamento do Recursos Humanos, trazendo consistência e credibilidade as ações, com muito mais rapidez e naturalidade.

Para se tornar RHTech as empresas precisam investir em:

  • Softwares,
  • Plataformas digitais para Recrutamento, admissão e assinatura digital,
  • Uso de mídias sociais e
  • KPIs para avaliação dos resultados de produtividade

Hoje, é muito importante que essas ferramentas estejam disponíveis na nuvem, para trazer a agilidade no acesso da informação que está descentralizada e na tomada de ações que não podem esperar, obviamente com segurança e confiabilidade nos dados.

As empresas RHTech conseguem em seus processos, melhorar a experiência de seus funcionários, otimizando a execução das tarefas, desburocratizando e integrando as operações, com isso, viabilizando a coleta e análise das métricas para tomada de decisões.

Pensava-se que este conceito estava relegado à grandes empresas e corporações, mas hoje, com o avanço das tecnologias e sistemas, qualquer empresa, de qualquer tamanho, que queira uma governança mais eficiente e próxima de seus colaboradores, podem ser RHTech com as ferramentas corretas.

Os principais benefícios destes processos são:

  • Inovação na Gestão;
  • Rapidez e Segurança na execução das tarefas;
  • Colaboração no gerenciamento das diversas áreas;
  • Redução drástica dos erros e aumento da eficiência das áreas.

Ser RHTech é hoje uma necessidade para empresas que buscam o crescimento e uma melhor gestão.

A Nydus é uma RHTech, com soluções RHTech.

Atuando há mais de 30 anos no mercado de soluções para Recursos Humanos e Departamento Pessoal, a Nydus é uma das pioneiras no desenvolvimento de SaaS para o setor no Brasil e hoje, se posiciona como especialista em soluções RHTech.

Desde o início da internet a Nydus foi uma solução na web. Com sua ação 360º na área de Recursos Humanos, desde o processo admissional, até o gerenciamento dos colaboradores.

As soluções RHTech da Nydus incorporam: o uso da tecnologia para desenvolver um produto próprio, a integração com ferramentas digitais e o domínio em Recursos Humanos e Departamento Pessoal de todo o time, para desburocratizar o setor.

Dentre as soluções está o NydusRH, sistema completo, 100% na nuvem, operação intuitiva e simples. Com o módulo de Administração de Pessoal a transmissão dos eventos para o ambiente do eSocial, são feitas automaticamente.

Completando o RH de ponta a ponta, os módulos operacionais (Benefícios, Recrutamento e Seleção, Ponto Eletrônico, Saúde e Segurança do Trabalho) e módulos gerenciais (Cargos e Salários, Gestão de Competências, Treinamentos, Avaliação de Desempenho, NydusBI, Portal do Colaborador, Portal do Gestor e Workflow) podem ser integrados de acordo com a necessidade da empresa.

Em 2022, a Nydus também integrou ao seu sistema as ferramentas digitais de Admissão e Assinatura Digital em parceria com a Unico, com objetivo de desburocratizar ainda mais os processos, eliminar retrabalho ou atividades manuais em outras plataformas.

Isso faz do NydusRH um sistema com tudo de RH em um só lugar, garantindo controle, segurança e eficiência no departamento, com uma operação ágil e gestão completa para a empresa.

O serviço contempla a operação completa do Departamento Pessoal, assessoria e orientação na parte de legislação e obrigações trabalhistas, entregas dos impostos assessórios e processo burocrático de folha, acesso completo a toda área gerencial através do NydusRH e flexibilidade no desenvolvimento de soluções para situações específicas.

Veja como a Lojas Mel se aderiu ao RH Tech – Case de Sucesso.

A Lojas Mel é uma rede de lojas de utilidades domésticas que está no mercado há 44 anos. Possui uma gama de produtos, com mais de 35.000 itens, desde papelaria, brinquedos e utilidades, cama, mesa e banho, elétrica, hidráulica e ferragem. Além da loja online, a Lojas Mel está com 56 lojas físicas que atende mais de 20.000 clientes por dia, a maioria das lojas ficam na Grande São Paulo.

Em janeiro 2023, Nydus e Lojas Mel vão completar uma parceria de 7 anos. Quando a parceria começou, a Lojas Mel contava com 12 lojas e utilizavam um sistema de ponto diferente do sistema de fechamento de folha e controles através de planilhas. Um processo totalmente burocrático em várias ferramentas diferentes.

Em uma conversa com Manuel Vitor, Diretor de Recursos Humanos e Cristiane Fonseca, Gestora de Recursos Humanos, conta como foi a jornada de adoção ao RHTech.

A necessidade

Por conta do tipo de operação e da estratégia agressiva de crescimento, a Lojas Mel identificou que precisava achar uma solução que internalizasse toda a gestão de RH e DP, assim como oferecesse mais controle estratégico e descentralização das atividades aos gestores, já contemplando também o seu plano de expansão.

“O fechamento da folha era feito manual, as informações chegavam muito em cima da hora e ainda tínhamos que consultar os gestores para saber o que aconteceu, e isso demorava muito.” Conta Cristiane.

Manuel Vitor conta que: “O Departamento Pessoal é a segunda maior despesa da empresa e a necessidade de ter um controle e indicadores, e análise gerencial sobre esses números, é extremamente importante, crucial para a saúde do negócio.”

A solução

As soluções RHTech da Nydus chamaram a atenção dentre as diversas empresas no mercado, por conseguir cobrir todas as necessidades atuais e futuras da Lojas Mel. Esse foi um ponto extremamente relevante para o processo de decisão deles.

Junto com o robusto sistema NydusRH, a Nydus mostrou que conseguia entregar um melhor controle e gestão, além de sua expertise em Departamento Pessoal e flexibilidade para desenvolver soluções desenhadas especificamente para a necessidade da Lojas Mel.

Continua Manuel Vitor: “Olhamos para o nosso momento de empresa e para o futuro, pois entendemos que seria necessário que a solução de RH sustentasse o nosso plano agressivo de crescimento e de expansão. Com a Nydus, eu senti a segurança de que ela ia oferecer algumas customizações que não encontramos em outras empresas no mercado.”

A Implantação

Com a implantação do NydusRH, a Nydus trouxe toda a experiência de implantação de sistema, com uma sistemática e planejamento onde tudo foi feito gerando segurança no processo.

Treinamentos foram aplicados para os gestores em cada etapa e foi necessário quebrar vários de paradigmas para implantar novos processos e descentralizar muitas das atividades que eram concentradas só para a equipe de departamento pessoal.

Manuel Vitor complementa que: “A gente foi fazendo um trabalho simultâneo com as nossas outras ferramentas, para que pudéssemos rodar em paralelo. Quando menos percebemos, já estávamos trabalhando no NydusRH. Foi um processo muito incrível, uma experiência muito bacana e zero traumática.”

O resultado

Hoje a operação de RH das Lojas Mel é de uma verdadeira RHTech.

Um dos principais ganhos que a Lojas Mel teve quando adotou a solução da Nydus, foi a melhoria da operação do departamento pessoal, com isso, conseguiu ter uma melhor gestão e, consequentemente, a produtividade aumentou muito.

“As soluções da Nydus ajudaram tanto o departamento quanto as lojas e os gestores a terem mais tempo para gerir todas as informações que precisamos. Como o sistema NydusRH já vem muito parametrizado, são só alguns ajustes que a gente acaba fazendo para atender a nossa realidade, com isso o time teve em torno de 80% do tempo otimizado.” Continua Cristiane.

“Quando você descentraliza essas atividades, você acaba dando autonomia para o gerente e para os gestores, onde eles acabam se sentindo parte disso, gera um senso de pertencimento. Eles começam a olhar melhor para os processos de RH, para as pessoas e tomar mais conta disso.” Acrescenta Manuel Vitor.

À medida que a Lojas Mel foi crescendo, novas necessidades foram aparecendo e novas demandas, principalmente com relação a uma gestão contábil mais estruturada, por conta de governança e de auditoria externa. A Nydus conseguiu entregar soluções que atendesse a essa necessidade.

“A integração da Nydus com o ERP contábil também é feita de uma forma automática, simples e imediata, onde a gente não tem nenhum tipo de problema e isso gera uma agilidade operacional para o nosso negócio. Hoje conseguimos fechar todos os nossos DRE’s e balanços, tanto os operacionais e gerenciais, quanto fiscal dentro do nosso ERP, por uma integração que é feita pela Nydus”. Explica Manuel Vitor.

A construção de relação entre as duas empresas foi crucial para desenvolver novas soluções e agregar conhecimento de mercado.

“Essa relação sempre foi muito importante, pois nos ajudou a sustentar o nosso crescimento. Nós crescemos muito rápido e a Nydus também. A Nydus acompanhou o mercado, as tendências e a tecnologia, e isso trouxe muito controle para a gente, a nossa gestão melhorou absurdamente. Hoje podemos dizer que somos um heavy user e usamos praticamente todas as soluções da Nydus”. Finaliza Manuel Vitor.


 

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