Tecnisa retoma lucratividade com reviravolta na cultura organizacional

Gestão humanizada implementada por Fernando Tadeu Perez, novo presidente da companhia que
construiu carreira na área de RH
contribuiu para conquista do selo GPTW

São Paulo, junho de 2023 – A Tecnisa acaba de divulgar seu balanço do primeiro trimestre de 2023, com números positivos que marcam a retomada da lucratividade. A incorporadora reportou lucro líquido de R$ 4 milhões contra um prejuízo de R$ 7 milhões no mesmo período do ano passado e receita líquida de R$ 140 milhões, aumento de 194% na comparação com o primeiro trimestre de 2022.

“Para reverter o cenário de prejuízo precisamos tomar diversas medidas impopulares, como cortes consideráveis de custos em várias áreas e a volta ao regime 100% presencial, entre outras. Mas a condução de uma cultura organizacional mais humanizada garantiu um clima positivo e uma maior integração entre as várias áreas da empresa, resultando em uma motivação e união dos colaboradores, que foi essencial para deixarmos os números negativos no passado”, pontua Perez.

O novo presidente assumiu o comando da Tecnisa em novembro de 2021 e trouxe na bagagem uma carreira construída nas áreas de RH e pessoas em grandes empresas, como Ford, Volkswagen e Itaú. Com esta experiência, chegou decidido a fazer o turn around da Tecnisa, focando totalmente na edificação de uma nova cultura organizacional, sustentada pelo diálogo próximo com os colaboradores e na implementação de benefícios, desde o canteiro de obras até as diretorias.

“No meu entendimento, o único caminho para tirar uma organização do prejuízo e reconquistar a lucratividade é cuidando das pessoas, e não somente olhando para as planilhas financeiras. Quando cheguei, o clima era desafiador, porque a pandemia ainda impactava negativamente as vendas e era preciso renovar as energias. Passei a circular por todas as áreas, conversar com todos olho no olho, entender onde estavam os gargalos e o que os colaboradores precisavam para assumir o compromisso de levar a empresa para uma nova realidade e um novo patamar”, recorda.
Índice de orgulho alcança 92% no selo GPTW

A transformação nos corredores da Tecnisa não demorou a mostrar resultados. Este ano a empresa conquistou o selo Great Place To Work (GPTW). Entre as iniciativas, a empresa reforçou seu programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para todos os 500 profissionais diretos, com o pagamento de bonificações mais altas do que os anos anteriores, o que foi possível com a retomada da lucratividade no último trimestre de 2022, após um hiato de sete anos.

A nota recebida pela empresa na avaliação do GPTW foi de 86 pontos, sendo que a mínima considerada para a certificação é de 70. Os relatos de seus colaboradores fizeram com que a construtora registrasse um índice de “orgulho” de 92%. No quesito “camaradagem”, atingiu um nível de 90%.

“Você pode ter rigor na administração dos negócios e na gestão das pessoas, desde que não esqueça de tratar todos com respeito, oferecendo condições de desenvolvimento pessoal e profissional. A perfeita comunicação e o envolvimento do pessoal proporcionam um clima organizacional saudável e altamente inspirador”, finaliza Perez.

Programas sociais e benefícios também para profissionais terceirizados

Com 550 profissionais terceirizados, a Tecnisa desenvolveu o “Projeto Toalha”, no qual disponibiliza diariamente, em todas as obras, uma infraestrutura de cabines de banheiros com chuveiros, toalhas e sabonetes.

Em todos os seus empreendimentos, a incorporadora implementou nos canteiros de obras uma padaria, em parceria com a Zara Alimentação. Todos os dias, são assados dezenas de três variedades de pães para o consumo dos profissionais, que também recebem café, sucos, frios e frutas.

Além disso, a partir de junho a Tecnisa vai oferecer para seus colaboradores terceirizados o Projeto de alfabetização adulta “Ler e Construir”. Os professores irão até as obras e darão aulas de duas horas, de segunda a sexta-feira, para turmas de dez alunos.

Sobre a Tecnisa

A Tecnisa é uma das maiores e mais inovadoras empresas do mercado imobiliário brasileiro. Com 45 anos de história, imprime como diferencial da marca a disposição de inovar continuamente em todas as áreas: seja na maneira de construir, respeitando o meio ambiente, de lançar novidades e facilidades nos empreendimentos, de antecipar tendências e de relacionar-se com os clientes. A companhia tem como principais diferenciais a forte reputação, a qualidade de seus produtos e a gestão financeira eficiente.


Créditos da imagem de capa: by vectorjuice on Freepik

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.