Gestão humanizada implementada por Fernando Tadeu Perez, novo presidente da companhia que
construiu carreira na área de RH contribuiu para conquista do selo GPTW
São Paulo, junho de 2023 – A Tecnisa acaba de divulgar seu balanço do primeiro trimestre de 2023, com números positivos que marcam a retomada da lucratividade. A incorporadora reportou lucro líquido de R$ 4 milhões contra um prejuízo de R$ 7 milhões no mesmo período do ano passado e receita líquida de R$ 140 milhões, aumento de 194% na comparação com o primeiro trimestre de 2022.
“Para reverter o cenário de prejuízo precisamos tomar diversas medidas impopulares, como cortes consideráveis de custos em várias áreas e a volta ao regime 100% presencial, entre outras. Mas a condução de uma cultura organizacional mais humanizada garantiu um clima positivo e uma maior integração entre as várias áreas da empresa, resultando em uma motivação e união dos colaboradores, que foi essencial para deixarmos os números negativos no passado”, pontua Perez.
O novo presidente assumiu o comando da Tecnisa em novembro de 2021 e trouxe na bagagem uma carreira construída nas áreas de RH e pessoas em grandes empresas, como Ford, Volkswagen e Itaú. Com esta experiência, chegou decidido a fazer o turn around da Tecnisa, focando totalmente na edificação de uma nova cultura organizacional, sustentada pelo diálogo próximo com os colaboradores e na implementação de benefícios, desde o canteiro de obras até as diretorias.
“No meu entendimento, o único caminho para tirar uma organização do prejuízo e reconquistar a lucratividade é cuidando das pessoas, e não somente olhando para as planilhas financeiras. Quando cheguei, o clima era desafiador, porque a pandemia ainda impactava negativamente as vendas e era preciso renovar as energias. Passei a circular por todas as áreas, conversar com todos olho no olho, entender onde estavam os gargalos e o que os colaboradores precisavam para assumir o compromisso de levar a empresa para uma nova realidade e um novo patamar”, recorda.
Índice de orgulho alcança 92% no selo GPTW
A transformação nos corredores da Tecnisa não demorou a mostrar resultados. Este ano a empresa conquistou o selo Great Place To Work (GPTW). Entre as iniciativas, a empresa reforçou seu programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para todos os 500 profissionais diretos, com o pagamento de bonificações mais altas do que os anos anteriores, o que foi possível com a retomada da lucratividade no último trimestre de 2022, após um hiato de sete anos.
A nota recebida pela empresa na avaliação do GPTW foi de 86 pontos, sendo que a mínima considerada para a certificação é de 70. Os relatos de seus colaboradores fizeram com que a construtora registrasse um índice de “orgulho” de 92%. No quesito “camaradagem”, atingiu um nível de 90%.
“Você pode ter rigor na administração dos negócios e na gestão das pessoas, desde que não esqueça de tratar todos com respeito, oferecendo condições de desenvolvimento pessoal e profissional. A perfeita comunicação e o envolvimento do pessoal proporcionam um clima organizacional saudável e altamente inspirador”, finaliza Perez.
Programas sociais e benefícios também para profissionais terceirizados
Com 550 profissionais terceirizados, a Tecnisa desenvolveu o “Projeto Toalha”, no qual disponibiliza diariamente, em todas as obras, uma infraestrutura de cabines de banheiros com chuveiros, toalhas e sabonetes.
Em todos os seus empreendimentos, a incorporadora implementou nos canteiros de obras uma padaria, em parceria com a Zara Alimentação. Todos os dias, são assados dezenas de três variedades de pães para o consumo dos profissionais, que também recebem café, sucos, frios e frutas.
Além disso, a partir de junho a Tecnisa vai oferecer para seus colaboradores terceirizados o Projeto de alfabetização adulta “Ler e Construir”. Os professores irão até as obras e darão aulas de duas horas, de segunda a sexta-feira, para turmas de dez alunos.
Sobre a Tecnisa
A Tecnisa é uma das maiores e mais inovadoras empresas do mercado imobiliário brasileiro. Com 45 anos de história, imprime como diferencial da marca a disposição de inovar continuamente em todas as áreas: seja na maneira de construir, respeitando o meio ambiente, de lançar novidades e facilidades nos empreendimentos, de antecipar tendências e de relacionar-se com os clientes. A companhia tem como principais diferenciais a forte reputação, a qualidade de seus produtos e a gestão financeira eficiente.
Créditos da imagem de capa: by vectorjuice on Freepik