Saber Ouvir é Fundamental para uma Boa Liderança!

Helena Rollo
Helena Rollo

Nestes tempos que correm muito se tem falado e escrito sobre Liderança, no entanto nunca nos podemos esquecer que a liderança está intimamente ligada à capacidade de ouvir e comunicar!

Saber ouvir é, hoje em dia, uma qualidade rara!

Muitos dos problemas existentes nas organizações reside na má comunicação!

A esmagadora maioria dos problemas de comunicação resultam de uma incapacidade para ouvir. Para ouvir os seus colaboradores, para ouvir os seus pares, para ouvir todos aqueles com quem diariamente se relaciona tanto pessoal como profissionalmente.

Segundo Peter Druker 60% de todos os problemas de gestão resultam de má comunicação.

A comunicação não é apenas o que se diz, é também a forma como se diz!

A Programação Neuro Linguística considera que o impacto da nossa comunicação é 7% palavras, 38% tom de voz e 55% fisiologia. Pessoalmente considero que o tom de voz tem um impacto enorme no receptor da mensagem.

Saber comunicar hoje em dia é fundamental tanto a nível profissional como familiar. O sucesso do seu casamento, emprego e relacionamentos pessoais estão em grande parte dependentes da sua capacidade de comunicação.

John C. Maxwell considera que um comunicador eficaz deve:

  • Apresentar uma mensagem simples e clara
  • Focar-se nas pessoas com quem está a comunicar
  • Acreditar no que está a dizer
  • Dar às pessoas algo para sentirem, algo para lembrarem e algo para fazer.

Lembre-se:

Os líderes excepcionais aprenderam a escutar não só as palavras mas também as emoções. Aprenderam não só a ouvir mas a compreender!

Pelo contrário os maus líderes apresentam uma constante indisponibilidade para ouvir.

Bibliografia: Textos de apoio ao Curso de Comportamento Organizacional, CENERTEC – Centro de Energia e Tecnologia, Abril de 2010; “As 21 Indispensáveis Qualidades de um Líder” – John C. Maxwell; Textos de Apoio á Certificação Practitioner NLP – LIFE Training.

obs: este artigo, propositadamente, foi postado em sua formatação original, com o português normalmente utilizado em Portugal!


Sobre a autora:

Helena Rollo: Licenciada em Engenharia Civil pelo IST – Instituto Superior Técnico – Lisboa. Pós-Graduação – módulos em Gestão de Projectos e Comportamento Organizacional. Practitioner em PNL – Certificação Internacional pelo ITA – International Trainers Academy of NLP. Project Management e Especialista em Infra-estruturas Hidráulicas em projectos como a EXPO’98 e o Metro do Porto. Directora de Departamento e de Projecto na empresa DHV – Empresa de Projecto, Consultoria, Gestão e Fiscalização. PMF – Project Management Framework e PMS – Project Management Simulation – Cursos certificados pelo PMI – Project Management Institute. Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP) de Formador – Curso acreditado pelo IEFP.

e-mail: mhrollo@sapo.pt

Compartilhar Este Post

4 Respostas para "Saber Ouvir é Fundamental para uma Boa Liderança!"

  1. Suzana Caldeira · Editar

    Pois é Helena, mais um artigo interessante, estás a deixar-nos mal habituados 🙂 Concordo plenamente que Helena, saber comunicar é fundamental, e a maioria dos problemas surgem daí… Ainda há gente que considera que falar “caro” é prestigiante, e fala, fala e ninguém entende, pois Comunicação não é aquilo que se diz, mas sim o que o outro percebe 🙂

  2. Paulo Araujo e Gama · Editar

    Obrigado pela tua Partilha de Conhecimentos
    Parabéns pelo modo simples e objectivo com que abordas um assunto tão sério como o ” Ouvir ” como parte integrante, e talvez fundamental da Liderança.
    Saber ” descomplicar” assuntos é uma arte, que tu sem dúvida dominas

  3. Carlos Almeida · Editar

    Parabéns pelo seu texto, Helena. Resume de um modo claro e conciso esta matéria. A prática muito usual de não dispensarmos tempo a ouvir os outros, é uma grave deformação social, cuja origem se prende, creio eu, com a velocidade frenética com que as pessoas são obrigadas a viver, e que as remete para uma existência cada vez mais egocêntrica .

    Ouvir o que as outras pessoas nos dizem, e sobretudo fazer um honesto exercício de entendimento do que nos dizem, não é só condição indispensável para se ser um bom líder, é também fundamental para todos aqueles que pretendam passar por esta vida de um modo mais consciente e atento ao que se passa à nossa volta, e com essa perceção mais objectiva, ajudar a alterar ou amenizar, os aspetos mais negativos com que nos defrontamos no dia-a-dia.

  4. Luiz Henrique Monteiro · Editar

    Boa noite Helena Rollo, este é um bom texto poderiamos usar o mesmo quando contratar um novo colaborador, pedindo para análisar o que esta escrito e em seguida explicar o siguinificado.

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.