- Este é o quarto compromisso público assumido pela empresa nos últimos seis meses para a valorização da Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I)
- A coalizão formada por mais de 120 empresas tem como objetivo promover a equidade racial e de gênero no mercado de trabalho
- A Ford aderiu também aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, ao Pacto pela Inclusão das Pessoas com Deficiência e ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
A Ford oficializou sua entrada na Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, entidade formada por mais de 120 empresas de diferentes setores para promover uma cultura de equidade racial e de gênero no mercado de trabalho. Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, assinou o ingresso na coalizão, o quarto compromisso público assumido pela empresa nos últimos seis meses para a promoção da Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I).
Em dezembro de 2021, a empresa aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU na América do Sul (WEPs). Em maio último, assinou o Pacto pela Inclusão das Pessoas com Deficiência, liderado pela Reis, Rede Empresarial de Inclusão Social pela Empregabilidade de Pessoas com Deficiência, e no começo de junho entrou para o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
Daniel Justo destaca que, há mais de um século, a Ford foi pioneira em fornecer oportunidades às pessoas independentemente de raça, sexo, orientação sexual e origem. A adesão aos pactos de diversidade faz parte dos pilares estratégicos e da cultura da empresa, que acredita que é possível ir mais longe compartilhando melhores práticas nessas questões.
“Na Ford, estamos trabalhando para criar uma empresa onde as diferenças sejam verdadeiramente respeitadas e cada membro da equipe sinta-se totalmente integrado”, diz Daniel Justo. “Criar uma cultura de pertencimento é a coisa certa a fazer — e também a mais inteligente. A diversidade gera inovação e as empresas que atraem a força de trabalho mais talentosa e diversificada terão sucesso em nosso mundo que está em rápida mudança”, diz o executivo.
Cultura de pertencimento
A Ford já desenvolve várias iniciativas para promover a Diversidade, Equidade e Inclusão, como a manutenção de grupos de afinidade e eventos mensais com palestras e workshops para divulgar e incentivar a reflexão sobre cada tema. Essa programação inclui, por exemplo, o “Mês da Mulheres”, “Mês das Gerações”, “Mês do Orgulho LGBTI+”, “Semana da Diversidade & Inclusão”, “Mês das Pessoas com Deficiência” e “Mês da Consciência Negra”.
Também foi criado um comitê de diversidade que é formado pelos líderes dos grupos de afinidade e que tem como patrocinadores membros da alta liderança da Ford América do Sul.
Compromissos
A Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero é uma iniciativa do Instituto Ethos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e do Institute for Human Rights and Business (IHRB), com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Programa Fundo Newton, oferecido pelo governo do Reino Unido e pelo Conselho Britânico.
O seu objetivo é ser um espaço de debate, troca de experiências e estímulo à implementação e ao aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais, em um esforço coletivo para promover a inclusão e a diversidade nas organizações e em toda a cadeia de valor, também nas relações de negócios com fornecedores e clientes. As empresas signatárias assumem publicamente a adesão a 10 compromissos para a promoção da equidade racial e de gênero:
- Estimular a promoção da diversidade e da equidade racial e de gênero no mercado de trabalho, contribuindo, especialmente, para reverter o cenário atual de sub-representação de negros e mulheres, em especial em cargos de liderança;
- Engajar, mobilizar e articular empresas, poder público e sociedade civil para, juntos, promoverem políticas, práticas e ações mais inclusivas com foco em raça e gênero, e nesta intersecção especialmente;
- Compartilhar e disseminar boas práticas e inovações na promoção e gestão da equidade racial e de gênero, alinhadas aos princípios de direitos humanos e responsabilidade social;
- Participar do desenvolvimento de alternativas de enfrentamento às dificuldades para o avanço da equidade racial e de gênero, e desta interseccionalidade;
- Influenciar políticas públicas em um esforço coletivo para superar a discriminação racial e de gênero, e desta interseccionalidade;
- Disseminar práticas e políticas de enfrentamento a todas as formas de violências e discriminações raciais e de gênero no ambiente corporativo;
- Sensibilizar e capacitar periodicamente os colaboradores diretos e indiretos sobre o compromisso de prevenir e erradicar toda forma de discriminação racial e de gênero e de promover a equidade no interior da empresa e na cadeia produtiva e de fornecimento;
- Promover uma cultura de tolerância zero à discriminação racial e de gênero e de incentivo à equidade em nossos setores, cadeias de valor e entorno;
- Comunicar a implementação destes compromissos e planos de ação aos grupos de interesse;
- Participar ativamente da Coalizão e em suas ações coletivas bem como disseminar informação sobre a Coalizão e seus objetivos em eventos e espaços em que atuem em nível nacional e internacional.
Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores e indispensáveis da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 182.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site.